O Energyprofiler, através de um inquérito nacional, analisará as atitudes, competências, factores de decisão e padrões de utilização de energia nos lares portugueses, permitindo identificar:

  • Perfis de consumo de energia no sector residencial em Portugal;
  • Inibidores e catalisadores de consumo (preço, políticas, campanhas, informação...) para a modelação de cenários de utilização de energia;
  • Metodologias para medidas de acção, sensibilização e políticas dos diferentes sectores (ex. distribuição de serviços energéticos, comercialização de electrodomésticos.
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Objectivos

  • Compilação de dados cognitivos e comportamentais, e definição de padrões de utilização.
  • Identificação e caracterização dos diferentes perfis-tipo, quanto a:
    • Conhecimento e percepção dos riscos associados às alterações climáticas;
    • Forma de utilização de energia em casa;
    • Equipamentos adquiridos e suas características;
    • Factores determinantes na aquisição de equipamentos consumidores de energia,
    • Motivações para a utilização eficiente de energia;
    • Obstáculos à utilização eficiente de energia.
  • Análise de distribuição dos diferentes perfis por:
    • Grupo etário;
    • Sexo;
    • Localização geográfica;
    • Classe sócio-económica.
  • Identificação de princípios orientadores:
    • Na preparação de políticas dirigidas aos diferentes perfis-tipo;
    • Para programas comerciais de equipamentos mais eficientes;
    • Para fundamentar futuros projectos de investigação (auxílio na validação de perfis, projecções, análises de consumos, níveis de saturação de equipamentos);
    • Para apoiar a ERSE na avaliação de futuros projectos, bem como providenciar uma base de informação a futuras propostas de candidatura, promovendo um maior sucesso dos projectos.
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Metodologia

O Energyprofiler está estruturado para ser concebido, desenvolvido e implementado em cinco fases.

FASE 1

Recolha e revisão bibliográfica com vista à identificação dos factores psicossociais relevantes na análise do comportamento no consumo energético e elaboração do questionário com base em escalas construídas para o efeito.

FASE 2

Definição de uma amostra representativa dos agregados familiares portugueses, com cerca de 1000 inquiridos, caracterizada em termos do grupo etário, sexo, localização geográfica e classe socioeconómica. Realização de entrevistas telefónicas nos vários segmentos de população.

FASE 3

Realização de uma análise estatística descritiva de forma a caracterizar as percepções, atitudes, competências e padrões de utilização de energia dos consumidores nacionais, e determinação dos diferentes factores na tomada de decisão sobre a aquisição de produtos de consumo energético.

FASE 4

Elaboração de um relatório de apresentação dos vários perfis-tipo identificados e características que os diferenciam.

Construção de princípios orientadores para programas de mudança comportamental, projectos de investigação ou políticas na área de promoção de eficiência energética.

Divulgação nos sectores público, comercial e académico e ao nível de publicações e encontros técnico-científicos.

FASE 5

Além do registo contínuo dos indicadores, será feita uma avaliação aos factores de sucesso/insucesso do projecto quanto ao potencial de relevância dos seus resultados, bem como uma avaliação final seguida de reporting à ERSE.

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